Pulseira facilitará localização de crianças desaparecidas no Carnaval do Rio

01/02/2005 - 12h23

Norma Nery
Repórter da Agência Brasil

Rio - Criança identificada será facilmente localizada. Esse é o slogan da campanha SOS Carnaval lançada hoje pelo governo do estado, na estação Carioca do Metrô, no centro da cidade, com a distribuição de pulseiras de identificação. O objetivo é facilitar a localização de crianças e adolescentes que se extraviam dos pais e responsáveis no Carnaval.

A campanha prevê a distribuição de 24 mil pulseiras de identificação em vários pontos da cidade, em desfiles de blocos e no plantão que funcionará no Sambódromo, reunindo equipes da Secretaria da Infância e da Juventude, da Fundação para a Infância e Adolescência (Fia) e do Juizado de Menores. O plantão funcionará 24 horas e pode ser acionado pelos telefones: (21) 2502.8166 ou 2502.7039.

O secretário Altineo Cortes alerta aos pais sobre a necessidade da criança usar a pulseira, ou portar qualquer outra identificação, como carteira escolar, ou mesmo um cartão com nome, endereço e telefone. "Além disso, as crianças e jovens devem ficar perto dos responsáveis. Ainda assim, se deve também marcar um ponto de encontro para qualquer eventualidade", recomendou.

Em 2004, o plantão do Sambódromo registrou 35 casos de crianças desaparecidas temporariamente.