Estudantes e músicos assistem ao lançamento da Secretaria Nacional da Juventude

01/02/2005 - 19h24

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A cerimônia de lançamento da Secretaria Nacional da Juventude atraiu jovens do Distrito Federal e até mesmo de outros estados. Uma hora antes do evento, formou-se uma fila da portaria ao estacionamento do Palácio do Planalto. Cerca de 500 adolescentes participaram do evento. A maior parte deles veio em caravanas de escolas, academias e até grupos de música do DF. Na platéia, capoeiristas se misturaram a cantores de hip hop.

O estudante Everson Moraes, 18 anos, não só ouviu os discursos como foi ouvido. Músico do projeto Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro, Everson é trombonista no grupo que executou um chorinho no evento. Ele mora em Cordeiro e enfrenta todos os sábados quase quatro horas de ônibus para ter aulas de música na capital fluminense.

"É uma honra tocar para o presidente da República, não é qualquer um que faz esse tipo de apresentação", afirmou Everson. Ele conta que a grande expectativa da cidade onde mora é participar de projetos como a Escola Portátil sem ter que viajar para outra cidade.

O músico ficou satisfeito em saber que o Programa Nacional de Inclusão de Jovens vai promover a profissionalização dos adolescentes: "Agora, o jovem vai ter alguma coisa pra fazer. Ele hoje está muito largado. O programa vai colocar em destaque e dar alguma prioridade ao jovem."