Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - Com um crescimento entre 10% e 20% a cada nova edição, o Fashion Rio, apontado com um dos mais importantes evento da moda fluminense, encerrado no último sábado, e o Fashion Business, bolsa de negócios paralela à feira, foram um sucesso, de acordo com avaliação feita hoje pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Chor.
As filas de credenciamento de compradores que se formavam até à noite diariamente são um indicativo do interesse crescente dos mercados nacional e estrangeiro pelos produtos da moda do Rio de Janeiro, disse Chor. Outro fato que ele diz ter surpreendido positivamente os organizadores, entre os quais a Firjan, foi que o número de compradores internacionais, previstos inicialmente em torno de 50, se elevou para 86 até o final do Fashion Business, representando 26 países.
Na análise de Chor, esse é um dado muito importante porque mostra que "a coisa começa a ser rotina". Ele também que isso também é um sinalizador de êxito para o próximo evento, que será realizado em julho, visando o lançamento das coleções primavera/verão. A expectativa é que os negócios no mercado doméstico na sétima edição do Fashion Rio gere negócios entre R$ 350 milhões e R$ 400 milhões, contra R$ 300 milhões na edição de julho de 2004. "Não é um número exagerado", argumentou o vice-presidente da Firjan.
Em relação ao quinto Fashion Business encerrado agora, Chor espera ser surpreendido de forma positiva, uma vez que o número de compradores internacionais subiu de 50 para 86. Com base em pesquisa da Firjan, há uma previsão de que, em média, cada comprador estrangeiro pretende adquirir cerca de US$ 163 mil ao longo dos próximos 12 meses. "Se isso for verdadeiro, estamos falando aí em algo como US$ 12 milhões".
Chor esclareceu, porém, que a expectativa dos expositores é de fechar vendas entre US$ 5,5 milhões e US$ 6 milhões. Em termos nacionais, as vendas devem oscilar entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões.