Rio, 14/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - Desde a abertura, no início da semana, até hoje, a Fashion Business – bolsa de negócios do Fashion Rio, maior evento da moda fluminense – já soma vendas em torno de R$ 250 milhões, o que representa aumento de 16% em relação a igual período da edição outono-inverno de janeiro de 2004, quando os negócios atingiram R$ 215 milhões.
Como o evento se estenderá até as 21 horas de amanhã (15), a expectativa dos organizadores, entre os quais a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro(Firjan) e o Sebrae/RJ, é de que as vendas possam alcançar R$ 350 milhões. A estimativa é de que o número de compradores nacionais chegue a 5 mil, uma vez que o público visitante nos dois primeiros dias do evento totalizou 3,2 mil pessoas.
Para o Diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Fernando Pimentel, o sucesso da Fashion Business confirma o dinamismo e a força da indústria da moda no Brasil e o reflexo positivo da parceria entre governo, entidades representativas do setor e empresas para o aperfeiçoamento da capacidade competitiva do produto brasileiro no mercado global.
O vice-presidente da Firjan, Carlos Mariani, destacou que a presença de 60 compradores estrangeiros deverá gerar exportações superiores a US$ 6 milhões para o setor têxtil e de vestuário nos próximos 12 meses. Os principais destinos serão México, Canadá, Argentina, Inglaterra, Hong-Kong e Espanha.