BC planeja manter regularidade no envio de dinheiro para praças onde não tem representação

13/01/2005 - 16h23

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Departamento do Meio Circulante do Banco Central pretende manter a regularidade no envio de cédulas e moedas de pequeno valor para as praças onde não tem representação. Atualmente, o banco tem representações em nove estados, além da sede em Brasília.

No ano passado foram feitas 24 viagens extraordinárias, com o envio de 103 milhões de cédulas e 84 milhões de moedas para as localidades onde não há representação do Banco Central. Em 2002 e 2003 foram feitas 32 remessas desse tipo.

Cidades como Manaus, Florianópolis, São Luis, Porto Velho e Goiânia estão entre as que receberam remessas especiais de dinheiro. O sistema de remessa foi criado pelo Departamento do Meio Circulante, com base no Projeto Demanda Real, elaborado para atender reclamações da sociedade de falta de troco. Para isso foram feitas reuniões com representantes da Febraban, dos bancos, de associações comerciais, além de pesquisas junto ao público e ao comércio.

O Banco Central vai também neste ano ampliar a oferta de cursos para identificação do Real, dentro do Projeto Demanda Real, destinado a conscientizar a população sobre a circulação de cédulas falsas. Outra preocupação do banco é motivar a rede bancária a melhorar a disponibilidade de cédulas de baixo valor nos terminais de auto-atendimento da rede bancária.

Através do e-mail faltadetroco@bcb.gov.br o público pode comunicar ao Banco Central a escassez de notas e moedas de baixo valor na sua cidade para que a instituição programe o envio.