Vendas em shoppings do Rio crescem 8% este mês em relação a 2003

23/12/2004 - 16h43

Rio, 23/12/2004 (Agência Brasil - ABr) - O faturamento bruto ( vendas nominais) dos shoppings centers fluminenses deverá apresentar aumento de 8% em dezembro em relação a igual mês do ano passado, de acordo com o Índice da Associação das Empresas Lojistas em Shoppings Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj).

O Índice se baseia no desempenho do segmento Moda/Presente, que engloba os ramos de Vestuário (cama,mesa, banho, roupas e acessórios), Artigos para Residência (presentes) e Saúde e Cuidados Pessoais (farmácias e perfumarias), responsável por mais de 70% do mix de produtos vendidos pelos shoppings centers.

Segundo o Consultor de Comunicação e Economia da Associação, Arthur Fraga, a projeção do setor para o acumulado do ano é de aumento geral de vendas em torno de 4,5% , um pouco abaixo da média geral do comércio, estimada em cerca de 6%, com base nos últimos relatórios do IBGE.

A pesquisa da Aloserj identifica na média dos últimos 30 dias, até o dia 20 deste mês, um ticket-médio (valor médio das compras) da ordem de R$ 42,00, contra R$ 38,00 em 2003. Fraga explicou que esse valor, embora mostre certa recuperação, é ainda muito abaixo do ticket-médio de R$85,00 praticado em 2001.

A diferença é explicada pelo consultor da Aloserj como resultante da perda do poder aquisitivo dos consumidores. Isso significa que o NBatal de 2004 "é o Natal dos presentinhos", afirmou Arthur Fraga. Das 180 marcas associadas à Aloserj, representativas de mais de mil lojistas, apenas uma loja de roupas femininas, com vestidos ao custo unitário de R$ 300,00 a R$1,5 mil ligou no período de festas de fim-de-ano para a entidade com problemas de consulta de crédito, revelou o consultor.