Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio - A recuperação da renda está permitindo aos brasileiros com rendimento menor consumir mais produtos e preparar uma ceia de Natal mais farta neste ano. A constatação é da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) que ouviu 503 consumidores na região metropolitana do Rio de Janeiro. Deste total, 33,80% estão comprando produtos para a ceia de Natal que não compraram no ano passado. Na faixa com renda abaixo de oito salários mínimos mensais (R$ 2.080), este percentual sobre para 39,30% e, na faixa acima de oito mínimos, o percentual é de 28,05%.
A pesquisa divulgada pela Fecomércio comprova, segundo o instituto, que a principal novidade na ceia deste ano será bacalhau: 27,01% dos entrevistados informaram que comprarão o produto, "que não foi adquirido no ano passado". Em segundo lugar aparece o vinho: 9,77%.
A pesquisa constatou, ainda, que a ceia de Natal será composta principalmente por frutas, vinho e bacalhau – embora o panetone, o chester e o peru; as castanhas, rabanadas e frutas secas também terão espaço.