Daniel Dutra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os alunos do ensino médio da rede pública vão receber livros didáticos de português e matemática a partir de 2006. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, vai comprar cerca de 20 milhões de livros para distribuí-los aos estudantes. A distribuição faz parte do Programa Nacional de Livros Didáticos do Ensino Médio, que foi implantado neste ano pelo governo federal.
Segundo o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Daniel Balaban, a meta é distribuir livros de todas as matérias até 2008. "Nós começamos a desenvolver estudos para comprar livros para o ensino médio e o orçamento não é suficiente para abranger as sete matérias básicas do ensino médio. Devemos expandir para outras duas matérias em 2007, que deverão ser história e geografia, para que possamos chegar no ano seguinte com todas as matérias", explica.
O programa irá atender de forma experimental, a partir de 2005, 1,3 milhão de alunos da primeira série do ensino médio de 5.392 escolas das regiões Norte e Nordeste, que receberão 2,7 milhões de livros.
Na semana passada, o FNDE e a Secretaria de Educação Básica (SEB) lançaram o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a aquisição de dicionários. A partir de 2005, os estudantes da rede pública do ensino fundamental vão ter acesso a dicionários adequados a série em que estão matriculados. Até então, os dicionários distribuídos eram os mesmos para os alunos de 1ª a 8ª série. O programa prevê dois acervos: um para turmas em fase de alfabetização, com crianças de seis a oito anos, e outro para turmas em processo de desenvolvimento da língua escrita.
Segundo Balaban, as crianças levavam os dicionários para casa e não os utilizavam em sala de aula. "A publicação tinha a característica de mais de 35 mil verbetes, de uma letra pequena e que a criança praticamente não usa porque está em fase de alfabetização. Criamos dicionários próprios para as crianças, com menos verbetes, letra maior e gravuras", explica.