Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Câmara dos Deputados será representada nas eleições de 9 de janeiro, na Palestina, pelos deputados Jamil Murad (PcdoB-SP), Carlos Augusto Abicalil (PT-MT) e Murilo Zauith (PFL-MS). Os parlamentares, que viajam no dia 6, vão atuar como observadores internacionais nas eleições para escolha do sucessor de Yasser Arafat. Segundo o deputado Jamil Murad, secretário-geral da Liga Parlamentar Árabe-Brasileira, o resultado das eleições "é fundamental para a construção da paz na região e, conseqüentemente, para a paz no mundo".
As eleições serão acompanhadas por observadores de vários países, que ajudarão a garantir a segurança do pleito e evitar transtornos na escolha do sucessor de Yasser Arafat, que morreu em novembro. De acordo com a assessoria do deputado Jamil Murad, a União Européia já anunciou o envio de 260 observadores, sendo 30 deles representantes do Parlamento Europeu.
Os ex-presidentes dos Estados Unidos Jimmy Carter e Bill Clinton também manifestaram interesse em o grupo de observadores internacionais.
Segundo assessores de Murad, o Comitê das Eleições Palestinas divulgou oficialmente uma lista de dez candidatos à presidência da Autoridade Nacional Palestina. Um deles é Mahmoud Abbas, conhecido como Abu Mazen, presidente interino da Autoridade Palestina e tido como favorito na eleição. Estão aptas a votar 1,3 milhão de pessoas. No processo eleitoral palestino, os eleitores serão carimbados em uma das mãos para evitar que votem duas vezes.
Na opinião de Murad, as eleições, que vão contar com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), podem ocorrer sob clima de tensão. Ele informou que a comunidade internacional vem pedindo a retirada das tropas israelenses dos territórios palestinos durante as eleições para evitar tumultos, mas ainda não existe compromisso do governo de Israel para a desocupação militar da região neste período.