Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) constatou queda de três pontos percentuais na intenção de presentear neste Natal. Dos consumidores pesquisados, 70% afirmaram que pretendem dar presentes neste ano, contra 73% no ano passado. Segundo técnicos da Fecomércio, o resultado reflete o endividamento do consumidor, que está preferindo quitar suas dívidas com o 13º salário.
A pesquisa da Fecomércio-SP revelou que o valor médio do presente subiu de R$ 40, em 2003, para R$ 51, neste ano, o que representa um crescimento real de aproximadamente 17%, já descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A parcela de consumidores que pretende comprar presentes mais caros aumentou. No ano passado, 22% dos entrevistados pretendiam gastar mais de R$ 60 por presente e, neste ano, 31% afirmaram que deverão pagar mais de R$ 70. Para a assessoria técnica da Fecomércio-SP, este resultado se deve à recuperação do emprego e da renda neste ano.