Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Para dar mais eficiência à proteção dos recursos da biodiversidade, fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai) participam de workshop até a próxima quinta-feira, no Centro de Treinamento do Ibama (Setor de Autarquias Sul). O objetivo é treiná-los para que a autuação de infrações nas operações de fiscalização seja padronizada.
O workshop "Ação fiscal para o controle do acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado" é ministrado pelo Departamento do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente e pela Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama.
O curso permitirá ao agente diferenciar uma coleta simples de material biológico, com o objetivo de preparo de chás ou cerimônias religiosas, da bioprospecção visando à biopirataria. Essa é a primeira iniciativa de capacitação de fiscais de meio ambiente sobre o assunto e contará com a participação de 45 agentes de diversos estados.