Gushiken defende integração entre projetos de inclusão digital do governo e das empresas

13/12/2004 - 18h07

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Luiz Gushiken, disse hoje (13) que a integração das políticas públicas e privadas de inclusão digital é fundamental para o país dar um salto para o futuro. "A inclusão digital é parte estratégica no país. Quanto mais tardia, maior o abismo social", afirmou o ministro durante o seminário Brasil 2005 - Perspectivas do Setor das Telecomunicações, em São Paulo.

Gushiken lembrou que no âmbito do governo federal há inúmeros programas autônomos de inclusão digital ligados a diferentes ministérios. As empresas, por outro lado, também desenvolvem iniciativas isoladas nesta área. O ministro propõe a unificação destes projetos em um local centralizador – as chamadas Casa Brasil. "A proposta que estou fazendo é de um local físico com uma estrutura modular, que sirva tanto para telecentros como para multimídia e atividades culturais", explicou o ministro. Estes centros também seriam local de "desova" de equipamentos de empresas privadas que já investem em inclusão digital.

Criatividade e parcerias são essenciais na ação do governo, acredita o ministro. Afim de motivar os empresários do setor de telecomunicações presentes ao seminário de hoje, Gushiken apresentou exemplos de parcerias bem-sucedidas entre poder público e empresas privadas em duas grandes campanhas: O Melhor do Brasil é o Brasileiro, que visa aumentar a auto-estima da população, e a campanha pelo crescimento, com o objetivo de aumentar a confiabilidade das empresas e cidadãos no desenvolvimento do país.

"Quero incentivá-los à política de parceria para exponenciar o conceito de inclusão digital. Usem a cabeça não apenas para ganhar dinheiro no curto prazo, mas para pensar no médio prazo", disse Gushiken aos empresários, logo após a apresentação das campanhas.