Relatório da CPMI do Banestado será apresentado quinta-feira

06/12/2004 - 15h31

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a remessa ilegal de dinheiro ao exterior por meio de contas CC-5 (CPMI do Banestado), deputado José Mentor
(PT-SP), apresenta na próxima quinta-feira (9), às 11 horas, seu relatório após um ano e meio de investigações. No entanto, o relatório só deverá ser votado a partir do dia 16 de dezembro, uma
vez que, depois de lido, são concedidos cinco dias para apresentação de destaques e mais um dia para que o relator possa elaborar seu parecer.

Segundo Mentor, valores que podem oscilar entre US$ 80 bilhões e US$ 150 bilhões foram remetidos ilegalmente para paraísos fiscais por intermédio das contas CC-5. Ele disse que parte desses recursos vem do tráfico de drogas, tráfico de mulheres, do tráfico de armas e do desvio de recursos públicos. Uma das providências requeridas pela CPMI é a repatriação desse dinheiro, informou o parlamentar.