Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o Programa Nacional do Biodiesel, lançado pelo governo, tem uma função social. "O programa está dirigido num primeiro momento para a gente tentar resolver os graves problemas sociais de uma região do Brasil, que há muitos e muitos anos está esquecida. Por isso que na estamos privilegiando a mamona e a palma do nordeste e do norte do país", afirmou o presidente, depois de assinar medida provisória, no Palácio do Planalto que lança o novo combustível.
O óleo vegetal para a produção do Biodiesel será extraído no Nordeste (mamona), Norte (dendê) e, no resto do país, com a soja. O diretor do Departamento do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, Ângelo Bressar, informou que o biodiesel é produzido a partir da retirada da gordura destes vegetais. "Para termos 2% de biodiesel para adicionar ao diesel, teremos que ter entre 700 e 800 milhões de litros do óleo vegetal, para produzir combustível para caminhões, trens, ônibus, caminhonetes e outros produtos que necessitam dele para funcionar", disse Bressar.
Para o presidente Lula, o Programa do Biodiesel significa "mais uma chama acesa no coração da gente nordestina". "Isso vale para o semi-árido nordestino, isso vale para o Vale do Jequitinhonha em Minas, isso vale para região norte do Brasil", destacou.
Segundo Lula, há muito tempo que o nordeste brasileiro espera uma oportunidade de voltar a ter esperança. "Eu penso que agora voces conseguiram produzir um projeto, que ele pode significar muita coisa para as regiões mais pobres do Brasil", enfatizou o presidente.