Norma Nery
Repórter da Agência Brasil
Rio - A Associação Brasileira de Shopping Centers projeta um aumento de 19% das vendas neste Natal, em relação ao mesmo período de 2003. Para o fechamento do ano, a projeção é de aumento de 16% nas vendas.
A estimativa se baseia na facilidade de crédito oferecida pelas grandes empresas de varejo de eletro-eletrônico, que puxarão as vendas, e das revendedoras de telefones celulares, mesmo com o aumento de juro.
O assessor de Comunicação da entidade, Fernando Paulino, disse que o Natal será "muito bom" para o setor, tendência que vinha se confirmando ao longo do ano. O crescimento, segundo ele, também favorecerá o Rio, que é a segunda cidade do país em número de shopping, com 37 unidades, que vão gerar 12 mil e 500 empregos temporários. "No caso do Rio de Janeiro, a expectativa de vendas é da ordem de R$ 770 milhões no Natal e o ano deverá fechar em R$ 5 bilhões.
O Barra Shopping, um dos maiores da cidade, estima um aumento de vendas de 15% a 20%, especialmente de celulares, aparelhos de DVD e câmaras digitais. A Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara) prevê crescimento de 30% das vendas neste Natal.