Brasília - Letramento diz respeito à convivência das pessoas com narrativas orais e escritas, como o contato com livros, revistas e outros textos. Esse é o assunto do Seminário Internacional de Alfabetização e Letramento na Infância, que a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) promovem a partir desta segunda-feira (6) na sede da Embrapa, em Brasília. Cerca de 400 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes e representantes de secretarias de educação vão participar do evento, que prossegue até quarta-feira (8).
Segundo a diretora de políticas de educação infantil e ensino fundamental da SEB, Jeanete Beauchamp, o processo de aprendizado da linguagem, que engloba a alfabetização e o letramento, começa com o nascimento, quando a criança escuta e participa de conversas, vê e ouve o mundo povoado de significados. "O processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita garante o desempenho na apropriação e construção do conhecimento ao longo da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio", afirmou Jeanete.
No seminário serão debatidos temas como a cultura na infância, avaliação do processo de alfabetização, políticas públicas para alfabetização e letramento, formação de professores, políticas para formação de leitores e avaliação dos sistemas educacionais. Haverá, ainda, apresentação de experiências e a elaboração de uma publicação que será entregue pelo MEC às secretarias de educação em 2005.
De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003, 55% dos alunos da 4ª série do ensino fundamental tinham desempenho "crítico" e "muito crítico" em língua portuguesa. Eles não desenvolveram habilidades elementares suficientes para a série e estariam acumulando déficits educacionais graves. O baixo desempenho em leitura também está presente em 26,8% dos alunos da 8ª série do ensino fundamental e 38,6% dos alunos da 3ª série do ensino médio.
As informações são do Ministério da Educação.