Lula lança programa de crédito para população de baixa renda

29/11/2004 - 19h10

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado para que a população de baixa renda no país possa montar ou fortalecer o seu negócio. O programa segue os moldes do crédito concedido pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e poderá beneficiar os pequenos empresários com empréstimos de até R$ 5 mil, a juros de 2% mais custos dos serviços da orientação do crédito.

Lula lembrou que a assinatura desta medida provisória consolida a questão do microcrédito no país. "Acho que é uma experiência que muita gente aqui brigou durante muito e muito tempo. Faz um ano que constituímos um grupo interministerial e só não chegou a uma solução mais rápida por que havia divergências. Compreensões e incompreensões de coisas diferenciadas, e eis que a criança nasceu", disse.

Segundo o presidente, "o microcrédito não vem de cima pra baixo com facilidade". "É preciso que agora, o povo saiba que existem esses instrumentos, que até então não existia e que eles estão facilitados", ressaltou.

Lula convocou todos para um trabalho conjunto no sentido de orientar essa nova filosofia de financiamento para a população de renda mais baixa. "É preciso que cada companheiro nosso, gerente da Caixa Econômica, do Banco do Brasil, do Banco Popular, do BNC do Basa, esteja preparado para ser uma espécie de educador dessa nova filosofia de funcionamento de uma parcela do sistema financeiro e que os bancos populares cresçam pelas cidades brasileiras", disse.

O presidente afirmou que não quer ver, daqui a quatro meses, pessoas reclamando que foram atrás do crédito e não tinha. "Temos que preparar a nossa gente para receber o povo, tratá-lo com carinho. E a gente vai descobrir que esse povo que vai atrás do microcrédito, jamais vai quebrar um banco nesse país. Quem quebra banco nesse país são aqueles que vão atrás dos grandes créditos. Essa gente que vai atrás do pequeno crédito, o único patrimônio deles é o seu nome", definiu Lula.