Exército auxilia no combate à dengue em Recife

29/11/2004 - 9h39

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Equipes do Exército combatem o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a partir desta segunda-feira em Recife. A iniciativa, que envolve a instalação de sete mil armadilhas conhecidas como ovitrampas em residências, para captura dos ovos do mosquito, está sendo implementada em conjunto com o Centro de Vigilância Ambiental da prefeitura do Recife e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães.

O primeiro bairro beneficiado é o Engenho do Meio, onde serão colocadas três mil armadilhas com larvicida biológico, de hoje até o dia 4 de dezembro. A medida foi tomada em função da chegada do verão, período propício para a propagação do inseto. A população também será orientada a redobrar os cuidados em manter os quintais limpos e evitar acúmulo de água em depósitos abertos.

Este ano foram notificados pela secretaria estadual de Saúde do Recife 79 casos de dengue clássica e um do tipo hemorrágica. Já em Pernambuco, o número de registros da doença, no ano passado, superou 23 mil casos.

Cerca de três milhões de ovos do aedes aegypti foram coletados por meio de armadilhas, em seis bairros da capital pernambucana e um do município de Moreno, de abril a setembro deste ano, por meio de um projeto do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. A idéia é desenvolver um método para controlar os insetos, sem uso de produtos químicos e prevenir o surgimento de novos casos da doença. O trabalho é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com apoio do Ministério da Saúde.