Aldo Rebelo destaca cooperação histórica entre Brasil e Itália

29/11/2004 - 11h44

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, disse hoje que a troca de experiências de desenvolvimento entre o Brasil e províncias italianas só é possível porque se baseia em uma "longa e histórica cooperação", além da identidade entre os dois países.

"Que a Itália seja a porta de entrada do nosso país na Europa e que o Brasil seja também um portão de entrada para a continuidade da presença italiana não apenas no país, mas também na América do Sul e na América Latina", afirmou Rebelo. Ele reforçou a intenção do governo de que essa cooperação e integração não sejam apenas política, mas também "comercial, cultural, social, esportiva, diplomática e, acima de tudo, cooperação de povos".

Rebelo participou, na manhã de hoje, da abertura do seminário Capacitação para a Implantação de Estratégias de Desenvolvimento Regional e Local, com a palestra Estratégia Brasileira de Políticas de Desenvolvimento Regional - Brasil/Itália.

Promovido pela Subsecretaria de Assuntos Federativos do Ministério da Coordenação Política, em conjunto com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o seminário tem o objetivo de promover a troca de conhecimento sobre estratégias de promoção do desenvolvimento regional entre as regiões italianas de Marche, Úmbria, Toscana e Emilia Romagna e do lado brasileiro das regiões do entorno de Manaus e Alto Solimões (AM), municípios da região da Serra das Confusões (PI), entorno de Juiz de Fora (MG) Eixo Pelotas-Bagé (RS) e Eixo Araraquara-São Carlos (SP).