Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O verão será de crescimento para o turismo brasileiro. É o que aponta o 4º Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, pesquisa realizada trimestralmente pela Fundação Getúlio Vargas e o Ministério do Turismo. Foram entrevistados 826 empresários dos seis segmentos do turismo - hotelaria, agências de viagens, operadoras, restaurantes, turismo receptivo e eventos.
De natureza qualitativa, a pesquisa apontou otimismo da maioria dos empresários com a expansão do mercado, aumento na venda de pacotes internacionais e domésticos, realização de investimentos e também na criação de mais postos de trabalho. Os dados correspondem às tendências do setor para o ano de 2004 e os próximos três meses, com base na expectativa dos empresários.
Na área de operadoras, por exemplo, 97% dos empresários acreditam que haverá expansão do mercado no segundo semestre, 96% estimam que haverá aumento na venda de pacotes internacionais e 94% responderam que esperam vender mais pacotes domésticos.
O único segmento que apontou estabilidade no número de postos de trabalho foi o ramo da hotelaria, a despeito do bom desempenho do setor entre julho e setembro. Nesse período, 61% dos entrevistados apontaram elevação no número de quartos vendidos, o que, no jargão do setor, é chamado de "room nights". Os outros segmentos, no entanto, confirmam a tendência de crescimento apontada na pesquisa e estimam aumento nos postos de trabalho fixos e também temporários.
É o caso do setor de eventos, que deve fechar o ano contratando mais empregados e aumentando o número de diárias pagas a funcionários temporários. O saldo nas respostas positivas e negativas relativas a esse quesito foi de 26% para aumento de postos de trabalho e 13% no número de diárias.