Ações promocionais da Apex rendem US$12 bilhões em negócios em 2004

23/11/2004 - 18h15

Por Leonardo Stavale
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - As ações promocionais da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) geraram em 2004 US$ 12 bilhões em negócios, com cerca de 500 eventos realizados e 13,5 mil empresas participantes, contra 410 eventos, 8,196 empresas participantes e US$ 2 bilhões em negócios no ano passado.

Os números foram apresentados pelo presidente da Apex-Brasil, Juan Quirós, durante o painel Promoção Comercial e Sistema de Informação Estratégica, do 24º Encontro Nacional de Comércio Exterior, na capital paulista.

Em dois anos como agência autônoma, a Apex-Brasil possui mais de 200 projetos em execução, 45 setores da indústria e serviços atendidos, parceria com associações de classe e entidades regionais em todo o país, projetos em 60%da pauta exportadora, ações em 54 países (270 cidades) e acordos assinados com 12 estados.

Durante sua apresentação, Quirós comentou as principais ações da Agência nos últimos dois anos, do ponto de vista da estratégia operacional e inteligência comercial Ele destacou o trabalho estratégico de identificação das Vocações Produtivas Regionais. "Nós dividimos cada área da Federação em uma área vocacional". Na região que envolve a cidade de São Paulo e Campinas, por exemplo, foi identificada a vocação para a tecnologia. Já Ribeirão Preto foi classificada com vocação para o agronegócio.

A Apex-Brasil, por meio de consultorias contratadas em países estratégicos no exterior, faz um mapeamento por produto, mercado e tendência de determinado produto no mercado por três anos. Depois são cruzados os dados da exportação brasileira com os do comércio internacional. "O objetivo é transformar informações para dar oportunidades de negócios para os exportadores brasileiros", ressalta Quirós. Segundo o presidente da Apex-Brasil, os novos mapeamentos serão no Sudeste asiático, Nova Zelândia e Austrália.