Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Para o Brasil conseguir atingir, até 2015, algumas das metas de educação assumidas por 160 países no Fórum Mundial de Educação, em Dakar, será preciso reduzir as taxas de analfabetismo e de repetência escolar, aconselha o "Relatório Mundial de Monitoramento sobre Educação para Todos", lançado hoje pela Unesco, em Brasília, durante a IV Reunião do Grupo de Alto Nível do Programa Educação para Todos. O relatório sugere ainda que o Brasil, assim como outros países, a aumentar os recursos para educação e estimular a igualdade de gênero na escola.
Entre os 127 países analisados pela Unesco, o Brasil ocupa a 72° posição. O país aparece em 32° em educação primária universal, 67° em alfabetização entre adultos e 66° no quesito igualdade de gênero. Na taxa de permanência de alunos até a 5ª série, o Brasil fica em 87° lugar.
O relatório indica que 35 países estão distantes de atingir as metas, 22 deles na África Subsaariana. O vice-presidente do Congo, Arthur Zahidi, que participou da cerimônia de apresentação do relatório, pediu ajuda internacional para que os países africanos consigam enfrentar os seus problemas.
Atualmente, a ajuda internacional à educação básica está estimada em torno de US$ 1,5 bilhão por ano, mas pode chegar a US$ 2 bilhões por ano, se os compromissos forem firmados.
Segundo o coordenador mundial do relatório, Christopher Colchough, cada país deveria investir 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Os países ricos chegam a investir 5% do PIB.
O "Relatório Mundial de Monitoramento sobre Educação para Todos" propõe políticas para países alcançarem as seis metas fixadas em Dakar. Algumas dessas políticas são novos investimentos financeiros, reciclagem de materiais, treinamento de professores, infra-estrutura e vontade política.
As seis metas ligadas à educação que 160 países se comprometeram alcançar até 2015 são: educação para a primeira infância; educação primária universal, oportunidades aprimoradas de aprendizado para jovens e adultos, aumento de 50% nas taxas de alfabetização, igualdade de gênero e melhoria em todos os aspectos da qualidade da educação.
Esta foi a primeira vez que o lançamento do relatório e a reunião do Grupo de Alto Nível acontecem no Brasil. O Grupo de Alto Nível de Educação para Todos é convocado anualmente pelo diretor geral da Unesco e reúne ministros de educação dos países participantes.
A versão completa do documento está disponível no site www.efareport.unesco.org.