Rio, 5/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Peru, Alejandro Toledo, considerou que "valeu a pena" a 18ª Reunião de Chefes de Estado e de Governo do Grupo do Rio, porque produziu resultados concretos, como a decisão de apoiar o Haiti: "Armou-se uma comissão para ir ao Haiti, não em termos militares, mas para apoiar a sustentabilidade democrática e o desenvolvimento econômico".
O presidente peruano chamou a atenção também para o fato de os governantes do Grupo do Rio terem aprovado apoio para promover a governabilidade no Equador. Toledo disse que outro fato importante foi a discussão de novos mecanismos de financiamento para projetos de infra-estrutura na região dos países que compõem o Grupo do Rio.
Alejandro Toledo também considerou importante a formação de um grupo de presidentes que vão se reunir com dirigentes de organismos internacionais, como o Banco Mundial, Banco interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Monetário Internacional (FMI) para decidir novos instrumentos de limite para os investimentos públicos, sem que envolvam questões fiscais. Toledo reconheceu que o Brasil já apresentou uma proposta desse tipo ao FMI, mas a decisão do Grupo do Rio tem o objetivo de estender a medida a todos os países da região.