Novos serviços vão facilitar a vida de quem precisa dos cartórios

03/11/2004 - 8h16

Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Rio - A partir do início do ano que vem estarão funcionando dois serviços que devem facilitar o dia-a-dia de quem precisa dos cartórios. A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) vai lançar a certificação digital e um serviço telefônico 0800 de consultoria jurídica com orientações sobre compra, venda e registros de imóveis.

A associação já dispõe de uma central de atendimento ao cidadão e há um ano lançou em São Paulo, numa parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o cartório 24 horas. Com o novo sistema, qualquer pessoa ou empresa que precisa de um documento nos cartórios de qualquer ponto do país pode solicitá-lo sem sair de casa, por meio do site www.correio24horas.com.br, e receber o documento por Sedex ou carta registrada.

As maiores vantagens para a população, de acordo com o presidente da Anoreg-Brasil, Rogério Portugal Bacellar, é a redução dos custos e a rapidez na emissão do documento. O novo sistema permite mais agilidade nos cartórios e "mostra a preocupação com a modernização no atendimento a quem precisa dos serviços cartoriais", acrescentou Portugal.

Além de São Paulo, o cartório 24 horas já foi adotado no Paraná, Amazonas, Rondônia, Sergipe, Espírito Santo e Pará, e está sendo lançado hoje no Rio de Janeiro. A Anoreg-Brasil, com sede em Curitiba (PR), tem 21 mil cartórios afiliados e mantém 500 mil empregos diretos.