CNBB diz em nota que acolhe ''com satisfação'' decisão do Supremo sobre aborto de anencéfalos

28/10/2004 - 16h49

Brasília, 28/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu com satisfação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) revogando a liminar que permite o aborto de bebês anencéfalos. Em nota divulgada hoje, a CNBB declara que a nova decisão "reafirma o princípio do pleno respeito à dignidade e à vida do ser humano, não importando o estágio de seu desenvolvimento, ou a condição em que ele se encontra".

O vice-presidente da CNBB, Dom Antônio Celso Queiroz, disse que a Igreja Católica defende a vida, da concepção até a morte, e não abre mão disso. "Caso a Igreja não relute com relação a essa questão, em breve as pessoas vão começar a fazer aborto e descartar crianças só porque elas vão nascer sem uma mão, sem uma perna ou com alguma deficiência", acrescentou. E ressaltou: "No fim, isso pode fazer com que pais não queiram filhos porque eles vão nascer com o sexo que eles não queriam ou com a cor dos olhos que eles não desejavam."

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 10 mil crianças nascidas vivas no Brasil, 8,6 são fetos anencéfalos.