Brasília - Dez empresas da região Norte receberão nesta noite o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2004, em solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em Belém. O prêmio é concedido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Das empresas vencedoras, seis são do estado do Pará, três do Amazonas e uma de Rondônia. Apenas as primeiras colocadas nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa e Instituição de Pesquisa vão disputar o Prêmio Nacional, em novembro. Apesar de o Prêmio Finep contemplar cinco categorias, não houve concorrentes no Norte na categoria Média/Grande Empresa.
Nas etapas regionais, todos os indicados recebem selos de qualificação. Os cinco vencedores nacionais ganharão bolsas do Conelho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), troféus, selos de qualificação e uma viagem ao Reino Unido, onde conhecerão experiências de empresas e instituições afins.
O Prêmio Finep bateu recorde de inscrições neste ano: 508 projetos, contra 337 no ano passado. A Região Sul liderou com 160 concorrentes, seguida da Sudeste com 149, Nordeste com 81, Centro-Oeste com 67 e Norte com 51.
Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia