Quatro ou cinco grupos estão a caminho de dominar mídia mundial, antevê pesquisador

18/10/2004 - 12h53

Brasília - Segundo o professor e pesquisador Venício A. de Lima, em pouco tempo, quatro a cinco grupos dominarão todas as formas de mídia concebíveis, da imprensa tradicional à internet, passando pelo cinema, rádio, televisão, videogames e redes de cinema, não só nos Estados Unidos como provavelmente em todo mundo. Autor do livro "Mídia: Teoria e Política" (Editora Fundação Perseu Abramo, 2001), o professor especializou-se em estudos sobre a concentração dos meios de comunicação.

Segundo Venício Lima, um exemplo de concentração e gigantismo no setor foi a fusão das empresas AOL e Time Warner, em 2000, dando origem a um grupo com valor de mercado estimado em US$ 350 bilhões de dólares, ou o equivalente à metade do PIB anual brasileiro. A dimensão do grupo, segundo Venício, pode ser avaliada quando se considera que, nos Estados Unidos, a AOL entrega o dobro de correspondências (e-mail) que os Correios; a Time Inc. vende um quarto de toda a publicidade de revistas; a Warner Music é um dos cinco maiores grupos musicais do país e a Time Warner Cable é a segunda maior empresa de TV a cabo.

Para o pesquisador, uma das formas usuais de expressão do poder de megagrupos como o AOL Time Warner são as ações de sinergia, em que uma mídia é usada para promover a mesma idéia, produto, celebridade, ou político em outra mídia, ambas de propriedade da mesma empresa. Cada um dos novos gigantes globais busca o controle de tantas diferentes mídias quanto for possível.

A título de exemplo de como um grande grupo de mídia pode usar sua força na produção, divulgação e exibição de um produto, o professor cita o lançamento do filme Harry Potter, no final de 2001. À época, diz o autor, o segundo executivo do grupo, Richard D. Parsons, afirmou: "Você não será capaz de ir a lugar algum sem ouvir falar de Harry Potter".

Uma operação integrada de marketing foi montada envolvendo todo o grupo, narra Lima. A Warner Bros., um dos sete maiores estúdios de Hollywood, realizou o filme e exibiu anúncios e trailers nas emissoras de TV a cabo do grupo, além de comercializar o vídeo e o DVD do filme. A Warner Music produziu e comercializou a trilha sonora do filme em CDs e fitas K-7. A provedora de internet AOL (31 milhões de assinantes só nos EUA) ofereceu links dos produtos licenciados e vendidos por empresas do grupo. A Moviefone – também do grupo – promoveu o filme e vendeu ingressos por telefone e pela internet. A Time Inc., com seus 160 títulos impressos, publicou anúncios, promoveu concursos e fez reportagem de capa sobre o filme. O sucesso dos produtos Harry Potter foi mundial. No Brasil, 1,2 milhão de pessoas assistiram ao filme somente na primeira semana do lançamento.

Núcleo de Pesquisas da Radiobras