Indústria fluminense cresceu 4,4% em agosto, informa o IBGE

15/10/2004 - 10h48

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - Embora tenha acusado crescimento de 4,4%, em agosto deste ano, frente a agosto do ano passado, o quarto resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação, a indústria do Rio de Rio de Janeiro obteve um dos piores resultados do país, quando são analisadas todas as bases de comparações do seu parque fabril - prejudicado pela indústria extrativa que acusou no mês o segundo recuo consecutivo na comparação com igual mês do ano anterior.

Segundo os dados regionalizados da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE, nos indicadores para períodos mais abrangentes a indústria fluminense também obteve taxas positivas, ainda que próximas a zero. De janeiro a agosto, por exemplo, o crescimento da indústria fluminense foi de apenas 0,7%, resultado que chega a ser 8,1 ponto percentual inferior à média nacional de 8,8% de expansão. Em um ano, outro resultado negativo: crescimento de apenas 0,4%, contra os 13,1% do resultado global do país.

No confronto com igual mês do ano anterior, a produção industrial fluminense se ampliou com base no crescimento registrado na indústria de transformação (6,6%), quarto resultado positivo consecutivo – compensou o comportamento da indústria extrativa, que recuou 5,4%.

No indicador acumulado no ano, a pequena expansão de 0,7% foi fruto dos aumentos observados em oito dos 13 ramos pesquisados. Na indústria de transformação, respondendo pela maior contribuição positiva na formação do indicador geral, figuraram veículos automotores (26,5%), metalurgia básica (6,7%) e minerais não-metálicos (18,7%).