Brasília - O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente da Rússia, Wladimir Putin, manifestando satisfação pessoal e do povo brasileiro com a decisão de assinar o Protocolo de Quioto e enviá-lo para exame do parlamento russo. O protocolo é um acordo internacional para a redução da emissão de gases, já assinado pelo Brasil, que estabelece que os países desenvolvidos têm o compromisso de reduzir as emissões de gases ao volume que havia em 1990.
A íntegra da mensagem:
"Tomei conhecimento da recente decisão do Governo de Vossa Excelência de aprovar a ratificação do Protocolo de Quioto, e de enviá-lo para exame do Parlamento russo. Desejo manifestar a Vossa Excelência minha satisfação pessoal, e a do povo brasileiro, com essa decisão, etapa importante no processo de ratificação do Protocolo pela Rússia.
Conforme tive ocasião de manifestar a Vossa Excelência, em nosso encontro em Nova York, em setembro de 2003, o Brasil está convencido de que o regime internacional constituído pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e seu Protocolo de Quioto é a moldura mais apropriada para orientar os esforços de reversão do aquecimento global.
O Brasil atribui especial importância à próxima entrada em vigor do Protocolo de Quioto uma vez que permitirá o funcionamento de seus mecanismos de flexibilização, entre os quais se encontra o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que abre oportunidades para aumentar investimentos, transferir tecnologias, gerar empregos e recuperar áreas degradadas em países em desenvolvimento.
Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência os protestos da minha mais alta consideração."