Rio, 13/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - A busca de novos nichos de mercado para o Brasil, com a interiorização de ações nos Estados Unidos, é a tônica do trabalho que será iniciado ainda neste ano pelo embaixador brasileiro naquele país, Roberto Abdenur. A expectativa é lançar essas iniciativas a partir de 2005.
Após reunião da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, Abdenur manifestou sua preocupação com o crescimento de 8% nos embarques do Brasil para o mercado americano – bem abaixo do nível geral das exportações brasileiras. Ele reconheceu a diversificação efetuada pelo país em termos de produtos e destinos, mas disse considerar "insuficiente o esforço do governo e do setor privado brasileiros na exploração do mercado americano".
Segundo o embaixador, os Estados Unidos importam anualmente US$ 1,0005 trilhão (um trilhão e 500 milhões de dólares), dos quais o Brasil responde por apenas US$ 16 bilhões. "É uma cifra insuficiente. O País não está sabendo explorar todos os amplos segmentos e nichos de mercado que estão abertos nos Estados Unidos à exportação do Brasil ou de qualquer outro país".
Abdenur destacou ainda a necessidade de ampliar o conhecimento do Brasil pelo cidadão americano. E informou que está definindo os "complexos" esquemas de trabalho, que envolvem não só a atividade de promoção comercial e divulgação cultural e da imagem, mas também o turismo. "São idéias que vão envolver uma multiplicidade de atores do lado brasileiro, incluindo representações do governo e do setor privado, além da embaixada e consulados", explicou.