Empresa paulista faz campanha pelo voto consciente para seus funcionários

30/09/2004 - 19h24

Leonardo Stavale
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A fábrica de vidros de alta tecnologia Saint-Gobain Sekurit, de Mauá, na grande São Paulo, promoveu este mês uma campanha para orientar seus cerca de mil funcionários para que nessas eleições votem de forma consciente. Esta é a primeira vez que a empresa faz uma campanha para ressaltar a importância do voto. "Apesar de todos os problemas que a gente tem no Brasil, a política hoje ainda é o único instrumento de mudança", diz a coordenadora da área de responsabilidade social, Candice Ermel.

A campanha se desenvolveu em duas etapas. A primeira foi reproduzir as orientações da cartilha do Movimento Voto Consciente -organização não-governamental que atua diariamente nos dias de trabalho da Câmara Municipal de São Paulo e na Assembléia Legislativa do Estado - e distribuí-la aos funcionários.

O segundo passo foi a realização de palestras de 15 minutos sobre eleições. Esses "bate-papos" serviram para a empresa firmar sua política apartidária e deixar claro que não financia campanha de nenhum político, explicou Candice.

Também foram afixadas faixas nas instalações da empresa reforçando a campanha.

Segundo Candice, a Sekurit tem a intenção, para as futuras eleições, de iniciar a campanha mais cedo, com a realização de debates com os candidatos, palestras do Movimento Voto Consciente e reuniões bimestrais de grupos de discussão.

A Saint-Gobain Sekurit atua em 46 países no setor de produção de vidros de alta tecnologia. No Brasil, a empresa tem outras fábricas quatro fábricas em Minas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Nessas fábricas também foram distribuídas as cartilhas.