Paraná comemora a criação de 500 mil empregos

29/09/2004 - 9h44

Curitiba, 29/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - A criação do emprego de número 500 mil no Paraná será comemorada amanhã (30), em Ponta Grossa, resultado dos programas de geração de novos postos de trabalho implantados pelo governo do Estado desde janeiro de 2003. O evento será realizado na empresa Águia Sistemas de Armazenagem, responsável pela contratação do trabalhador "500 mil ", Miguel Dubek.

O novo funcionário é auxiliar de mecânico e vai trabalhar no setor de manutenção da empresa. O grupo Águia é uma empresa genuinamente paranaense e conta com 1.200 empregados. Nos últimos 20 meses ampliou seu quadro de funcionários entre 10% e 15%. Desempregado há cerca de cinco anos, Dubek é um dos novos contratados da holding, que também controla uma reflorestadora e uma empresa do setor de química na região dos Campos Gerais.

Dados do Ministério do Trabalho apontam que o Paraná encontra-se hoje entre os três Estados que mais geram empregos no país. Só nos primeiros oito meses do ano o Paraná criou 125 mil empregos com carteira assinada, o dobro do registrado em todo ano passado (62 mil trabalhadores no mercado).

No atual governo já foram criados mais de 187 mil empregos com carteira assinada. Com isso, já são mais de 500 mil empregos formais e informais surgidos em todas as regiões do Estado desde janeiro do ano passado.

O resultado de agosto, 18.952 empregos formais, foi o segundo melhor do país, atrás apenas de São Paulo. No acumulado do ano, o Paraná figura em terceiro lugar, logo depois de Minas Gerais, posição também considerada positiva já que o Estado é o sexto em população do país. Entre os Estados do Sul, mantém uma liderança há vários meses.