Bianca Estrella
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Conhecer os projetos de pesquisa nas áreas de monitoramento ambiental, fruticultura e cafeicultura. Este foi objetivo da visita do ministro da Agricultura e Desenvolvimento da República de Angola, Gilberto Buta Lutucuta, à unidade da Embrapa Cerrados na cidade de Planaltina, no Distrito Federal.
Assim como a Embrapa, o país africano pretende estabelecer parcerias para a pesquisa agropecuária com a Petrobrás. De acordo com o chefe geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves, o Brasil tem cooperação técnica com países como Moçambique, Angola, Venezuela, Argentina, Uruguai e Paraguai. "Queremos incrementar mais parcerias com os países africanos e os de língua portuguesa", esclareceu Teixeira.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária já recebeu financiamentos da Petrobrás para pesquisas nas áreas de nutrição animal com uréia pecuária, uréia para nutrição de pastagens e uréia para nutrição de café. A uréia é um macronutriente importante pois é fonte de nitrogênio para plantações feitas no cerrado. Atualmente, a Petrobrás financia um projeto de pesquisa de nutrição de trigo e cevada com uréia via irrigação.
O ministro angolano explicou que o país já possui parcerias agrícolas com o Brasil. "Nosso objetivo é ampliar este intercâmbio para colaborar na reconstrução de nosso país após a guerra", disseLutucuta. "A pesquisa é a mola mestra de toda a atividade de produção agrícola porque dá a orientação que necessitamos para produzir no campo", finalizou o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Angola.