Pesquisa indica que alunos da 4ª série na zona rural têm pior desempenho em leitura

28/09/2004 - 17h31

Bianca Estrella
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os alunos da 4ª série do ensino fundamental da zona rural tiveram desempenho pior em leitura do que os estudantes das cidades. Segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a diferença entre esses alunos chega a 29,2 pontos. O Saeb é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Em todas as regiões brasileiras, o desempenho na área rural é inferior, mas a diferença é maior na região Nordeste, com 23,2 pontos na avaliação. A menor diferença entre as zonas rural e urbana ocorre na região Sudeste: 15,7 pontos.

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, explica que a pesquisa de leitura do Saeb leva em consideração fatores escolares e extra-escolares como: acesso a livros, pais com baixa escolaridade e necessidade da criança de conciliar escola e trabalho. "As escolas também são mais frágeis na zona rural", analisa Araújo.

A comparação entre as regiões mostra ainda que os estudantes da área urbana com desempenho melhor estão na região Sudeste (182,5 pontos) e os com menor aproveitamento concentram-se na região Nordeste, com 158 pontos.

Pelos critérios do Saeb, espera-se que o aluno da 4ª série do ensino fundamental alcance 200 pontos em leitura, patamar considerado minimamente satisfatório. "Houve uma evolução nos resultados das pesquisas realizadas no ano 2000, mas estamos distantes de resultados satisfatórios na avaliação do desempenho escolar brasileiro", salienta Carlos Henrique Araújo.

Em 2003, participaram do Saeb estudantes das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Foram avaliados cerca de 300 mil alunos, 17 mil professores e 6 mil diretores de 6.270 escolas das 27 unidades da Federação. Como o Saeb não avalia ainda a totalidade dos estudantes do país, a pesquisa é feita por amostragem.