Paraná realiza campanha de conscientização sobre doação de órgãos

28/09/2004 - 8h46

Lúcia Nórcio
Repórtermda Agência Brasil

Curitiba - A Secretaria de Saúde do Paraná, por meio da Central Estadual de Transplantes, promove durante toda esta semana a II Campanha Estadual de Divulgação, Conscientização e Esclarecimentos sobre Doação de Órgãos e Tecidos. O evento acontece em conjunto com a VI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. A abertura foi realizada com uma missa em ação de graças com famílias de doadores e de quem ainda aguarda por um órgão.

Durante toda a semana, serão realizadas diversas palestras em escolas e distribuição de materiais educativos. Apresentação de vídeos, distribuição de cartazes com orientações ao público e treinamento de funcionários de onze hospitais em captação de órgãos e tecidos são algumas atividades programadas.

A Central Estadual de Transplantes engloba todas as ações relacionadas a transplantes, desde o credenciamento dos serviços até a distribuição dos órgãos. Há uma fila única de receptores, por isso não há como favorecer um paciente em detrimento de outro. Um dos maiores problemas enfrentados pela Central é o desconhecimento das pessoas sobre esses mecanismos de doação.

A diretora da Central de Transplantes, Arlene Badoch, lembra que um doador pode salvar a vida de até 50 pessoas, dependendo da situação dos seus órgãos, tecidos e ossos. A maior procura de órgãos no Estado é por rins, com 1.865 pacientes em condições de serem submetidos ao transplante. Outros 817 esperam por doações de córneas, 333 de fígado e, por último, um total de 32 pacientes aguarda por transplante de coração.