Leonardo Stavale
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Foi "bom" até agora o resultado da 2ª Semana Nacional do Peixe, promovida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), na avaliação do presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Sussumo Honda. Segundo Honda, os preços do pescado nos supermercados ficaram entre 20% e 30% menores e o crescimento do consumo foi de 50% a 100% para algumas espécies de peixes, como a sardinha.
A campanha teve a adesão de três grandes redes de supermercados e hipermercados (Wall Mart, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour) que concentram em suas lojas 95% do total do mercado de peixe no estado de São Paulo. "A semana nacional do peixe é um ponto de partida para promover o pescado", disse Honda. Em sua opinião, as promoções poderão prosseguir até a próxima semana. O presidente da Apas afirmou que no mês de outubro os supermercados irão fazer uma campanha específica para a venda de sardinhas, pois nesse mês o peixe entra no seu pico de safra.
Na avaliação de Honda é necessário desenvolver um trabalho conjunto de pesqueiros, supermercados e o governo, através da Seap, para criar novas plataformas de infra-estrutura logística para aumentar os canais de distribuição e melhorar a divulgação dos pescados. Ele acredita que a falta dessa infra-estrutura, principalmente no interior do Estado, é a razão para que o consumo de pescado no Brasil fique abaixo do sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Cada brasileiro come apenas sete quilos de peixe por ano, mas a OMS recomenda que o ideal é consumir no mínimo 14 quilos.
A 2ª Semana Nacional do Peixe começou na segunda-feira, dia 21, e termina neste sábado, dia 25. O economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Flávio Luiz Godaf, informou que os dados relativos ao desempenho do mercado nesta semana só serão fechados na próxima segunda-feira, dia 27. O Mercado Municipal ainda não tem números sobre o resultado das vendas e consumo.