Governo já estuda projetos para as Parcerias Público-Privadas

24/09/2004 - 18h07

São Paulo, 24/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - Já estão em estudos, no Ministério do Planejamento, projetos que poderão ser concretizados com a aprovação das Parcerias Público-Privadas pelo Congresso Nacional, informou hoje o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, na capital paulista.

"Não basta ter a lei das PPPs. É preciso fazer os contratos, simular formas de remuneração, ver como se dá o reajuste de preços. Tudo isto está sendo estudado pelo de modo que, quando tivermos a lei, os projetos já estejam mais próximos da licitação", disse Mantega.

Segundo o ministro, são prioritários projetos de infra-estrutura e, principalmente, de logística de transportes. Ele afirmou que os portos e o transporte rodoviário e ferroviário estão "sendo pressionados pelo crescimento". Além disso, destacou que projetos nestes segmentos "são os mais rentáveis e aqueles que têm mais possibilidade de concretização".

Entre as obras que podem ser viabilizadas com as PPs, Mantega destacou a Ferrovia Norte-Sul, o Porto de Itaqui, o Porto de Santos, a Ferrovia Transnordestina e a BR 101 Sul.