Bianca Estrella
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Para fazer com que o peixe chegue ao consumidor com melhor qualidade e menor preço, desenvolver uma cadeia de comercialização e distribuição do pescado e promover a chegada do peixe nas regiões onde ele não é consumido a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap) está promovendo em todo o país a "2ª Semana Nacional do Peixe", que começou ontem e vai até o próximo sábado (25).
"Outra pretensão é trabalhar o valor nutricional do peixe. Hoje, o peixe, do ponto de vista das proteínas animais, é mais recomendado para a saúde porque tem cálcio, ômega, baixas calorias e baixa incidência de colesterol", afirmou o o ministro da Seap, José Fristch.
Em entrevista ao programa "Revista Brasil" da Rádio Nacional AM de Brasília, o ministro disse que o grande esforço da Secretaria é trabalhar ordenadamente com o pesqueiro, e ao mesmo tempo com a atividade de cultivo. "Estamos estimulando a produção de peixes em açudes para que não exista safra e o peixe seja produzido o ano inteiro", explicou ele.
José Fristch ressaltou ainda que atualmente o Brasil está no 24º lugar na produção mundial de pescado: "Tivemos um crescimento significativo nesta área. Saímos de 230 mil toneladas em 2002 para 312 mil toneladas em 2003. Estou absolutamente convencido de que o Brasil será um grande produtor e de que o peixe vai chegar na mesa do brasileiro, seja através dos programas de governos estaduais, seja através da merenda escolar".
Para estimular o consumo de peixe nesta semana, estão sendo realizadas campanhas em supermercados, mercados livres, shopping centers, pontos turísticos e até escolas públicas. Nos supermercados, foram montados estandes de degustação, onde também são distribuídos informativos sobre o valor nutricional do pescado e orientação ao consumidor para a escolha do produto. A associação de empresários, produtores e governo está promovendo uma redução de preços de até 40% em alguns produtos.