Banco Mundial defende que países se organizem financeiramente e combatam a corrupção

20/09/2004 - 18h36

Paula Menna Barreto
repórter da Agência Brasil

Nova Iorque - O presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, disse na reunião de líderes mundiais para Ação Contra a Fome e a Pobreza, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem uma visão comum sobre a fome e a pobreza do mundo e que todos os países estavam de acordo em 2000 sobre as Metas do Milênio.

Wolfensohn salientou que os países em desenvolvimento e os desenvolvidos têm que trabalhar juntos. Ele afirmou que cabe aos países em desenvolvimento organizar a casa financeiramente e que acabar com a corrupção ainda é crucial.

"Nenhum mecanismo financeiro vai funcionar se não houver governabilidade e se a corrupção não for combatida", afirmou o presidente do Banco Mundial. "Já sabemos que não podemos esperar", acrescentou.

Segundo Wolfensohn, não se pode tratar de questões sobre guerra e terrorismo sem tratar do combate à corrupção e à pobreza no mundo.

Ele espera que a reunião de hoje seja o primeiro passo para que o encontro do ano que vem possa avançar ainda mais.