Campanha Nacional da Audição começa amanhã

19/09/2004 - 9h31

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Associação Brasileira de Otologia inicia nesta segunda-feira (20) a Campanha Nacional da Audição. Os idosos são o público-alvo da campanha. Segundo a associação, cerca de 70% das pessoas com 65 anos ou mais no país, quase 10 milhões de idosos, têm deficiência auditiva e não procuram assistência médica por preconceito.

De acordo com o otorrinolaringologista Jorge Leite, o objetivo da campanha é promover ações de conscientização em todo o país para desmistificar os tabus que envolvem a deficiência auditiva e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

"Com a idade avançada, a pessoa começa a apresentar um processo natural de envelhecimento de seus órgãos, incluindo o ouvido, o nervo auditivo e as vias auditivas no sistema nervoso central. Ocorre que a surdez é vista com preconceito, e muitas pessoas que não escutam chegam a dizer que preferiam ser cegas, porque a surdez causa mais solidão do que a cegueira. A campanha deste ano começa exatamente no dia 20 de setembro, quando se comemora o Dia do Idoso, e com este gancho pretendemos conscientizar mais pessoas a procurarem seus médicos", acrescentou Jorge Leite.

O médico, que também é professor adjunto do Hospital Universitário Gafrée Guinle, enfatiza que a população pode procurar os hospitais públicos, que têm especialistas para o atendimento ambulatorial e equipamentos para a realização de testes auditivos.