Supermercadistas estão otimistas com relação às vendas

17/09/2004 - 6h36

Rio,17/9/2004 (Agência Brasil - ABr - Os supermercadistas estão otimistas com relação às vendas, investimentos e rentabilidade do setor para o segundo semestre de 2004 e também para o ano de 2005. Um estudo realizado pela área de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) junto a 33 empresas que correspondem a 28% das vendas totais do setor indica que 94% dos entrevistados acreditam em melhores vendas para as suas empresas para este período do ano se comparado ao semestre anterior. O estudo aponta ainda que 64% esperam continuar investindo e 73% estimam que vai ocorrer aumento na rentabilidade levando-se em consideração o mesmo período.

Quanto à situação econômica, os pesquisados informam que mesmo prevendo a continuidade nos investimentos não acreditam e mudança significativa na conjuntura econômica em 2004. Na avaliação deles, 54% acreditam que o país atravessa situação regular em relação ao desemprego e 61% quando se trata de renda média da população. Já com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o estudo indica que 42% estão otimistas e classificam de situação boa, o que se contrapõe quando se trata a taxas de juros com 48% apontando situação ruim.

Para o ano de 2005 a avaliação otimista dos supermercadistas pesquisados se amplia. Eles esperam situação boa em relação a taxa de desemprego (67% dos entrevistados), à renda média da população (52%) e ao PIB (55%). Somente com relação a taxa de juros é que a avaliação fica mais negativa: 42% apontam situação regular. O resultado da pesquisa foi apresentado pelo presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, no Riocentro.