Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A hora da merenda é também um momento de aprendizagem para cerca de 15.200 alunos das escolas públicas de Chapecó, município localizado no oeste de Santa Catarina. Com a implantação do projeto "Buffet nos Espaços Escolares", os próprios alunos escolhem o que vão comer, fazem o seu prato e aprendem a não desperdiçar a merenda.
A experiência é uma das seis propostas apresentadas, nesta sexta-feira, no 1º Encontro Nacional de Experiências Inovadoras em Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
Uma das responsáveis pelo projeto, a nutricionista Cristiane Iunes Rainann, conta que antes do projeto as próprias merendeiras montavam os pratos e entregavam para as crianças e que, por isso, os alunos costumavam deixar comida no prato. Hoje, eles aprenderam a se servir sozinhos, evitando a sobra de comida.
"Deixamos a criança a vontade para se servir e também fazemos um trabalho pedagógico durante as aulas para que elas escolham todos os tipos de alimentos e saibam que nutrientes cada um possui", explica Cristiane.
Além da mudança no cardápio, os horários do recreio e da merenda foram separados. Primeiro, as crianças se alimentam e só depois vão brincar. Outra mudança importante foi a descentralização da entrega dos alimentos perecíveis. Antes, eles iam para uma central de distribuição da prefeitura e agora são entregues diretamente às unidades escolares. Em Chapecó, são servidas diariamente 30 mil refeições na merenda escolar.