Norte e Nordeste têm maior número de crianças em estágio muito crítico de aprendizagem

17/09/2004 - 6h36

Marina Domingos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O cruzamento de informações do questionário sócio-econômico respondido por estudantes durante as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb/2003) mostrou que as regiões Norte e Nordeste ainda possuem o maior número de crianças no estágio muito crítico de aprendizagem. O Nordeste aparece com 29% das crianças alcançando desempenho muito crítico nas provas de leitura portuguesa e matemática, aplicadas no Saeb/2003.

"A regionalização não deveria ser um problema. A educação deve estar ligada a um contexto regional, a um contexto cultural e a escola deveria ser uma expressão, por meio do seu projeto político-pedagógico, dessa regionalidade e dessa localidade", analisou o professor Erasto Mendonça, especialista em educação básica e diretor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).

O estudo, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC), revelou ainda que o tipo de sistema de ensino contribuiu para o mau desempenho dos alunos. Cerca de 22,8% dos estudantes que atingiram o resultado muito crítico estudavam em escola do sistema público municipal.

Erasto Mendonça lembra que a responsabilidade sobre a educação já é bem definida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que separou o ensino infantil e fundamental como atribuição de municípios, ensino médio dos estados e o ensino superior da União. Ele ressalta que isso não quer dizer que cada um deve trabalhar individualmente.

"Uma meta da educação infantil, por exemplo, que é do município, não deve ser apenas responsabilidade financeira e de infra-estrutura dos municípios, mas os estados e a própria União têm uma responsabilidade de apoio e articulação com os sistemas de ensino", explicou.