Feira de cosméticos reúne compradores internacionais em SP

11/09/2004 - 9h13

Fabiana Uchinaka
Repórter Agência Brasil

São Paulo – Noventa e uma empresas brasileiras do setor de artigos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, interessadas em exportar ou aumentar suas exportações, participam a partir deste sábado da maior feira de negócios do setor na América Latina, a Cosmoprof Cosmética 2004. A presença dessas empresas entre os 540 expositores é resultado de uma ação integrada da Agência de Promoção do Exportações do Brasil (Apex-Brasil) com a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec).

A indústria de cosméticos e perfumaria brasileira tem apresentado um desempenho positivo exponencial. Nos últimos três anos, o setor teve um crescimento de faturamento superior a 90%. De 1999 para 2003, por exemplo, o faturamento subiu de R$ 6,6 bilhões para R$ 11 bilhões, segundo dados da Abihpec. Apenas no ano passado, o setor criou 2.417 milhões de novos empregos. Em julho passado, foi o setor que mais contratou na indústria paulista, com 8,07% de crescimento em novos postos. Esses números colocam o Brasil na sétima posição no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de acordo com dados do instituto de pesquisa Euromonitor, de 2002.

Atualmente o Brasil exporta para mais de 100 países. Os principais compradores são os países do Mercosul. Um estudo feito pela Abihpec revela que existem no Brasil 1.123 empresas atuando no nesse segmento, mas quinze grandes empresas dominam o mercado e representam 73,4% do faturamento total do segmento, cerca de R$ 100 milhões em faturamento líquido. O setor de maior destaque é o de cosméticos, que cresceu 49,30% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2003. Em valor, as vendas foram 35,8% superiores as dos primeiros seis meses do ano passado.

Segundo a Abihpec, a parceria com a Apex-Brasil e as rodadas de negócios da Cosmoprof Cosmética devem gerar um aumento de 25% nas exportações do setor, atingindo a marca de US$ 280 milhões em produtos exportados até o final do ano. A entidade afirma que a expectativa se justifica pelo crescimento do setor da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos que cresceu 6,5% em 2003. Entre janeiro e agosto deste ano, houve um aumento de 28,27% nas exportações do setor em relação a 2003, totalizando US$ 161,365 milhões.

O Cosmoprof Cosmética do Brasil 2004 está em sua quarta edição. Ele reúne expositores de Norte a Sul e de outros países, como Itália, México e Argentina em 50 mil metros quadrados do Centro de Convenções do Anhembi. A Abihpec recepcionará também catorze compradores da Arábia Saudita, Malásia, Emirados Árabes, Porto Rico, Polônia, Portugal, Jordânia, Alemanha, Bangladesh, Turquia, México e Venezuela. Também visitarão o evento sete jornalistas da Itália, Espanha, Inglaterra, Rússia, EUA, Emirados Árabes e Portugal.

Além das empresas de cosméticos, a feira fornece informações técnicas e regulatórias ao público. Prestarão atendimento aos visitantes a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), a ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e laboratório privados de serviços em pesquisa clínica.

A Cosmoprof Cosmética 2004 acontece entre os dias 11 e 14 de setembro no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, das 10h às 13h para compradores e das 13h00 às 19h00 para profissionais. No dia 12, das 10h às 19h, o acesso será para ambos.