Rio sedia a BioFach América Latina 2004

09/09/2004 - 10h19

Rio, 9/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - A BioFach América Latina 2004, a maior feira de produtos orgânicos que acontece anualmente na Alemanha e desta vez está realizando, nesta capital, a versão para a América Latina vai desenvolver as discussões na primeira parte das apresentações em dois temas: Tendências do Mercado Orgânico, discutindo a situação da Europa, Ásia e Estados Unidos, além de um perfil do Brasil Orgânico, que será apresentado pela diretora do Sebrae/RJ, Celina Vargas do Amaral Peixoto.

O outro tema diz respeito aos programas de apoio público. Serão apresentados os casos dos governos estaduais do Rio, onde foi criado o Programa Cultivar Orgânico, que permite o acesso de produtores da agricultura familiar à assistência técnica e financiamentos, e do Paraná, estado que é um dos principais produtores de orgânicos do Brasil - na safra 2002/2003 a produção foi de 52000 toneladas, em área plantada de 11577 hectares.

Na área federal será explicada a linha de crédito do Banco do Brasil, específica para a cultura de produtos orgânicos. Desde 1999 o Banco vem incentivando a produção orgânica com financiamentos tanto para custeio quanto para investimentos dos produtores.

O gerente executivo da Câmara Setorial de Agricultura Orgânica do Ministério da Agricultura, Pedro Pereira Dias, vai falar sobre o trabalho que está sendo feito na Câmara e a discussão da regulamentação da Lei de Agricultura Orgânica, publicada em dezembro do ano passado.

No primeiro dia do encontro, ontem (8), na abertura da feira, o ministro da Embaixada da Alemanha no Brasil, Graf Waldersee, destacou que no Brasil, no ano passado, a agricultura orgânica ganhou um importante fundamento legal por meio da aprovação da Lei e da instituição da Câmara Setorial da Agricultura Orgânica.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário também vai apresentar o sistema de concessão de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com assistência técnica, extensão rural e capacitação para agricultura orgânica.