TV Nacional estréia amanhã nova programação

05/09/2004 - 10h30

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A TV Nacional começa, a partir desta segunda-feira (6/9), nova programação incluindo na grade programas de todo o Brasil. Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Ceará são alguns dos estados que prepararam programas educativos e culturais, infantis, de auditório, entrevistas e documentários.

No jornalismo, mudanças no cenário e no formato dos noticiários. O Jornal Local, que vai ao ar às 12h30, em Brasília, passa a ser transmitido ao vivo. Em sua estréia, o entrevistado será o Secretário de Infra-estrutura e Obras do Governo do Distrito Federal (GDF), Tadeu Filipelli.

Outro destaque é Pandorga – programa infantil que vai ao ar de segunda a sábado, às 13h30. Nele, reportagens sobre assuntos de interesse da criança, musicais e brincadeiras. Produzido pela TVE do Rio Grande do Sul, busca estimular a criatividade e a consciência crítica.

Pessoas desconhecidas também terão espaço na programação. Trata-se do "Anônimos e Sobreviventes", documentários que apresentarão a vida de artistas da cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista. Vai ao ar às 18h45, de segunda a sexta-feira. A produção é da TV da Universidade Estadual de Ribeirão Preto.

Brasileirança (TVE Bahia), Ceará Caboclo (Fundação de Teleducação do Ceará), são outros destaques. Afiliada à Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), a TV Nacional é a representante da rede pública em Brasília e busca permitir o acesso da comunidade à emissora e estimular o interesse do telespectador, por meio de programas com contexto, diversidade de opiniões e análise.