Programa leva energia elétrica a assentamento do Incra

31/08/2004 - 18h49

Brasília, 31/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - O assentamento São Vicente, localizado em Flores de Goiás, a 250 quilômetros de Brasília, ganhou hoje 90 quilômetros de rede elétrica. Os recursos são do Programa Luz para Todos, do Ministério das Minas e Energia, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Companhia Energética de Goiás (Celg).

A rede beneficia 539 famílias do assentamento São Vicente e mais 836 de outros sete assentamentos do Incra na região. A obra custou R$ 1,3 milhão.

Segundo o presidente do Incra, Rolf Hackbart, a instalação da energia elétrica na área significa o início da recuperação do assentamento e de sua viabilização econômica. "Reforma agrária é isso, é desenvolvimento do meio rural. Não é só redistribuição da propriedade e o direito da posse da terra. É crédito, é escola, é saúde, é estrada, é armazenagem, é a compra antecipada garantindo renda, é a parceria entre as esferas federais e os órgãos públicos", afirmou.

Até a segunda quinzena de agosto, o programa Luz para Todos atendeu 17.591 famílias em 293 assentamentos reconhecidos pelo Incra. A energia elétrica gratuita já beneficiou 12 estados - GO, PR, SC, RS, MT, MS, PB, RN, AL, SE, RR e TO.

(Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário)