Diretor da Unaids elogia programa brasileiro

31/08/2004 - 8h04

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – O diretor mundial do Programa Cnjunto das Nações Unidas para o Hiv/Aids (Unaids) Peter Piot afirmou, nesta segunda-feira (30), que o Brasil possui um dos melhores programas de tratamento e prevenção a Aids do mundo. A afirmação foi feita no Congresso Brasileiro de Aids,
no Centro de Convenções de Pernambuco.

De acordo com Piot, o modelo bem sucedido se reflete em resultados significativos para barrar o avanço da epidemia e o aumento de óbitos, por meio de tratamento com medicamentos antiretrovirais. "É o primeiro país em desenvolvimento a disponibilizar às vitimas do Hiv tratamento gratuito e universal", observou.

Para Piot, muitos dos resultados positivos creditados ao governo brasileiro na luta contra a propagação da Aids foram obtidos graças ao envolviemnto da sociedade civil, em ações coordenadas pelas três esferas de governos, federal, estaduais e municipais.

O diretor da Unaids disse ainda que o Brasil é um país eergente que tem muita experiência no combate à doença para oferecer a outras nações, pois a epidemia permanece em expansão principalmente na África.

Peter Piot afirmou ainda que a mobilização das comunidades é fundamental no esforço de prevenção àdoença, mas segundo ele é preciso ir além da distribuição do preservativo, da abstinência sexual e da monogamia. Concluiu que um dos desafios para enfrentar o problema da Aids é investir em educação e direitos humanos, visando superar o ciclo da pobreza.