Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil
Brasília, 21/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Já está no ar o site da futura Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav). A página traz o projeto de lei de criação da Agência, que irá substituir a atual Agência Nacional do Cinema (Ancine) e está aberto à consulta pública.
O site foi lançado hoje, pelo secretário do Audiovisual, Orlando Senna, durante o Festival de Cinema de Gramado. Nele pode ser encontrado também "exposições de motivos e documentos relacionados à criação", conta o secretário. A idéia é que, "conforme apareçam novas opiniões sobre o assunto, o site também vá crescendo", explica Orlando Senna.
Quem quiser participar da criação do novo órgão com sugestões ou críticas pode acessar o site (www.cultura.gov.br/projetoancinav).
O Conselho Superior de Cinema - formado por nove ministérios (Casa Civil, Justiça, Relações Exteriores, Fazenda, Cultura, Comunicações, Educação, Desenvolvimento e secretaria de Comunicação), seis representantes do setor cinematográfico e três da sociedade civil – é o órgão responsável pela elaboração da Lei, ao lado do ministério da Cultura.
Há quatorze meses, ele vem sendo discutido. Após a consulta pública, ele retorna ao Conselho para ser ajustado e então será "entregue a Casa Civil, que o encaminhará ao Congresso Nacional", explica o secretário executivo do ministério da Cultura, Juca Ferreira.