Em Alagoas, SAMU salva a vida de bebê

21/08/2004 - 8h58

Irene Lobo e Juliana Andrade
Repórteres da Agência Brasil

Brasília, 21/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Graças ao Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu/192), o coordenador do serviço em João Pessoa, André Teixeira Silva, 33 anos, pôde salvar a vida de um bebê de uma jovem que levara um tiro. "Após saber que o fato ocorrera há cerca de 12 minutos, imediatamente foi enviada uma unidade de suporte avançado ao local determinado. O tempo-resposta foi de 13 minutos", conta o médico.

Quando a equipe chegou ao local, a vítima havia sido levada pela polícia a uma maternidade próxima. "Fomos, então, até a maternidade e, na cena, constatei que a jovem, de 18 anos, estava no curso do oitavo mês gestacional e levara um tiro a queima roupa em sua região frontal e falecera. Ela estava no banco de trás de uma viatura à espera do IML".

Segundo Silva, a equipe imediatamente iniciou a cesárea. "Retiramos a criança e procedemos a reanimação, pois ela estava em parada cardiorrespiratória. Neste momento, a equipe de plantão já estava nos ajudando. Após algum tempo de reanimação, a criança retornou à vida", lembra o médico.

O SAMU já está implantado em 104 municípios de 15 estados, distribuídos pelas cinco regiões do país. Nesses locais, os moradores têm o telefone 192 à disposição para chamadas de urgência, para o atendimento gratuito de casos de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.